segunda-feira, 18 de maio de 2009

Dicas:

1- Os medicamentos genéricos já estão nas prateleiras das drogarias e farmácias. Estes medicamentos trazem na embalagem o nome do principio ativo. Por não ostentarem nome comercial, eles não têm despesas com propaganda e por isso são mais baratos.
2- O medicamento genérico é copia idêntica do medicamento de referencia. Alem de ter o mesmo princípio ativo, age no organismo exatamente da mesma forma que o medicamento de referencia.
3- FIQUE ATENTO. O medicamento genérico traz, obrigatoriamente, o nome do principio ativo e impresso na caixa a frase: ”Medicamento Genérico Lei nº. 9787/99.” Esta é a grande diferença.
4- Pergunte ao farmacêutico se o medicamento receitado é o genérico ou se pode ser encontrado o genérico correspondente nas farmácias e drogarias.
5- Não existindo o genérico, peça ao médico que prescreva no mínimo, 03(três) nomes comerciais de cada medicamento receitado. A diferença do preço entre produtos iguais com nome fantasia diferentes, é muito grande.
7- Temos vários fabricantes de medicamentos genéricos com preços diferentes. Para ter certeza de estar comprando o medicamento genérico mais barato, compare os preços dos mesmos.
8- Quando na receita, constar o nome fantasia (marca) do medicamento e existir na farmácia o genérico correspondente, o farmacêutico poderá fazer a substituição. A Lei autoriza o farmacêutico a fazer a substituição colocando o nome do medicamento genérico, datando, carimbando e assinando a receita.
9- Toda farmácia ou drogaria é obrigada por lei manter um farmacêutico responsável pelo estabelecimento. O farmacêutico é um profissional da saúde, formado em curso superior e está habilitado a prestar todos os esclarecimentos à respeito de medicamentos. Procure o farmacêutico para tirar suas dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário